martes, 5 de mayo de 2015

Estela da Idade do Bronze descoberta em Santa Vitória (Beja)



O Núcleo Museológico da Rua do Sembrano, em Beja, recebe, às 18.00 horas, a apresentação pública da estela do Monte do Ulmo, que inclui uma breve sessão de enquadramento do achado.   

Recorde-se que no dia 18 de Abril foi identificada uma estela da Idade do Bronze, datada de entre 1600 a 1200 a.C., no Monte do Ulmo, Santa Vitória.

Esta estela corresponde a um elemento de cariz funerário que serviria para assinalar o local de uma sepultura, eventualmente pertencente a um destacado membro da comunidade local.

Trata-se de uma descoberta rara, uma vez que não chegam às três dezenas as estelas deste tipo actualmente conhecidas no sudoeste peninsular. No entanto, merece, destaque o facto da região de Santa Vitória reunir a maior concentração deste tipo de peças, sendo esta a sétima descoberta no território da freguesia.

Miguel Serra, arqueólogo, afirma que sabendo a localização exacta desta estela vai ser possível conhecer o local da necrópole do cemitério da Idade do Bronze, por isso, estão previstos alguns trabalhos complementares... (Audio) vozdaplanicie.pt

No hay comentarios: