viernes, 9 de marzo de 2012

Lisboa. X Congresso da Era

10 Março 2012, Lisboa

Um debate sobre o estado da arqueologia em Portugal abre sábado o X Congresso da Era, em Lisboa, que também apresentará resultados das escavações na Herdade dos Perdigões, no Alentejo, disse à Lusa o arqueólogo Miguel Lago da organização.

... O Congresso vai fazer “um apanhado reflexivo” sobre algumas das actividades da Era-Arqueologia e irá apresentar, pela primeira vez, a “colecção extraordinária de figuras calcolíticas e neolíticas [com mais de 5000 anos] da Herdade de Perdigões [Reguengos de Monsaraz] única na Península Ibérica, pela sua variedade”.

Miguel Lago disse que o conjunto de figuras encontradas, em que sobressai “uma série de animais como pássaros, um coelho, bois e porcos, muito pequenininhos mas muito bem feitos”, não tem paralelo no território português.

Será feita “a sua apresentação e contextualização ibérica e europeia” do achado, a par de “uma comparação com uma série de figuras antropomórficas das ilhas Cíclades, na Grécia, do outro lado de lá do Mediterrâneo”.

O arqueólogo afirmou que “há várias linhas de investigação teórica, relativamente ao que representarão estas figuras, tanto mais que as escavações nos Perdigões são um laboratório/biblioteca, abertas a investigadores de várias universidades”.

Outra questão que torna interessante esta colecção é que algumas figuras são feitas de marfim africano, “o que leva a supor que há 5000 anos havia comércio entre esta parte da Europa e África”, disse...

publico.pt/
Saber más

No hay comentarios: