jueves, 4 de febrero de 2016

Mostra “As Origens Pré-Históricas do Reino dos Algarves”



O Centro de Ciência Viva do Algarve vai inaugurar esta sexta-feira, dia 5 de fevereiro, às 18h00, a exposição “As Origens Pré-Históricas do Reino dos Algarves”. A mostra, que vai estar patente até 20 de março, vai apresentar uma retrospetiva do conhecimento arqueológico da região do Algarve, que resulta de quase 150 anos de investigação.

A exposição é organizada pelo Interdisciplinary Center for Archaeology and Evolution of Human Behavior (ICArEHB) da UAlg e pelo do Centro Ciência Viva do Algarve.

Segundo a UAlg, será apresentada «uma panorâmica geral da Pré-História do Algarve, do Paleolítico Inferior (estimando-se a sua idade em cerca de 500 mil anos) à Primeira Idade dos metais, período conhecido como Calcolítico (há cerca de 5000 anos)».

Os materiais arqueológicos expostos «incluem artefactos feitos em pedra e cerâmica bem como exemplos dos recursos minerais e animais utilizados pelos nossos antepassados».

Segundo a Universidade do Algarve, «o ex-libris da exposição é uma placa paleolítica, descoberta no sítio arqueológico de Vale Boi (Vila do Bispo), onde se encontram gravadas várias figuras de animais».

Grande parte destes materiais resulta de trabalhos de investigação realizados ou coordenados pela UAlg. Sul Informação / Link 2

No hay comentarios: