jueves, 19 de diciembre de 2013

Grutas da Quinta do Anjo têm Zona Especial de Protecção

1/2. Fotos: © CMPalmela / CorreiaPM
Uma Zona Especial de Protecção (ZEP) foi estabelecida esta quarta-feira, dia 11, em torno das Grutas da Quinta do Anjo, no concelho de Palmela. A decisão foi publicada em Diário da República e tem como objectivo "assegurar a protecção das grutas e da sua envolvente imediata".
De acordo com a autarquia de Palmela, a ZEP vai ajudar a promover "a salvaguarda de possíveis núcleos arqueológicos secundários, a integridade do contexto geológico e o enquadramento paisagístico" do local. "Dentro da ZEP é ainda fixada uma zona non aedificandi, para protecção da envolvente do sítio arqueológico", explica em nota de imprensa.
A portaria no Diário da República salienta que "este sítio arqueológico corresponde a quatro grutas circulares independentes, escavadas no interior de uma pequena colina alongada e inseridas na tipologia das grutas-necrópole artificiais de índole megalítica, utilizadas entre o Neolítico Final e o Calcolítico Final".
A Necrópole Calcolítica da Quinta do Anjo foi considerada monumento nacional em Abril de 1934. No interior dos quatro túmulos escavados na rocha há cerca de 4.500 anos foram encontrados vestígios arqueológicos, como cerâmicas e utensílios de uso quotidiano, "que receberam o nome de 'Taças Tipo Palmela ' e 'Pontas Tipo Palmela' pela originalidade das suas formas e decoração".
As grutas serviram de sepulturas durante mais de mil anos e remontam aos finais da Idade da Pedra e inícios da Idade dos Metais. Os objectos encontrados em redor destes espaços indicam que foram realizadas cerimónias fúnebres naquele local.
Clique aqui para consultar a portaria publicada em Diário da República. obocagiano.pt/

No hay comentarios: