domingo, 18 de septiembre de 2016

Portugal: Escavações arqueológicas na Orca de Travanca dão a conhecer milhares de anos de história



Os trabalhos que estão a decorrer na Orca de Travanca, em Carregal do Sal, constituem uma das fases do Projeto “NeoMega” – “Neolitização e Megalitismo na Plataforma do Mondego: investigação, recuperação, integração e valorização patrimonial”. São trabalhos que têm sido desenvolvidos ao longo de três anos em oito sítios arqueológicos.

Quatro estão localizados no concelho de Carregal do Sal (Orca de Troviscos 1 e Orca de Troviscos 2 – e Monumento da Víbora) descobertos em fevereiro de 2015 por Evaristo Pinto, arqueólogo do Município, e outros quatro em Nelas. Este projeto decorre de um protocolo conjunto estabelecido entre as autarquias e a Universidade de Lisboa (Centro de Arqueologia), sendo desenvolvido durante cerca de três anos nos oito sítios arqueológicos.

A presente intervenção arqueológica na Orca de Travanca dá continuidade a uma intervenção anterior neste monumento funerário com mais de 5500 anos e inclui a escavação, estudo, limpeza, recuperação e valorização patrimonial para futura integração nos circuitos de visita municipais e inclusão dos vestígios exumados nos respetivos museus municipais. [...] jornaldocentro.pt