miércoles, 12 de octubre de 2016

Investigadores europeus, africanos e americanos vão comparar recintos pré-históricos



Investigadores europeus, africanos e da América do Norte, Central e do Sul vão reunir-se, a partir de amanhã e até dia 14 de Outubro, em Reguengos de Monsaraz, no colóquio “Enclosing Worlds. Comparative approaches to enclosure phenomena”.

11/10/16. Trata-se de uma iniciativa de Arqueologia Comparada que, pela primeira vez, se realiza em Portugal, pretendendo-se comparar os recintos pré-históricos europeus, como o dos Perdigões, em Reguengos de Monsaraz, com outros semelhantes que se desenvolveram nos continentes americano, africano e no extremo oriental da Europa, próximo da Ásia.

O povoado dos Perdigões situa-se a cerca de um quilómetro da cidade de Reguengos de Monsaraz e é um grande complexo de recintos genericamente circulares e concêntricos, definidos por grandes fossos escavados no subsolo, ocupando uma área superior a 16 hectares.

Iniciado no final do Neolítico, há cerca de 5.500 anos, prolongou-se durante toda a Idade do Cobre e chegou ao início da Idade do Bronze, há 4.000 anos, altura em que ocorreram profundas mudanças sociais e cosmológicas que levaram ao seu abandono. [...] Sul Informação